Neste ano europeu e mundial da biodiversidade, onde todos os seres vivos são importantes, não poderia passar sem vos falar das ratazanas, um dos animais mais incompreendidos por algumas pessoas. Este estigma muito forte na sociedade, está associado a doenças e pragas de outros tempos.
As ratazanas, nome científico Rattus norvegicus são animais muito simples de cuidar, amigáveis e bastante limpos. Como animal de estimação existe há mais de duzentos anos e no último século desenvolveram-se muitos padrões e cores diferentes, existindo clubes que fazem exibições no Norte da Europa e na América. A sua importância aumentou nos últimos anos, quando uma empresa Belga utilizando uma variedade especial de ratazanas africanas “ pouched rats” as treinou para descobrir minas anti-pessoal, uma praga das guerras civis em África. Uma ratazana pode desminar 100 metros quadrados em 20 minutos, enquanto um especialista humano necessita de dois dias. Moçambique, onde estes animais têm feito com muito êxito um trabalho espectacular de desminagem, bem lhes pode estar agradecido.
Na freguesia de Famões, pelo que soube por técnicos especializados, vão ser utilizadas as ratazanas africanas “ pouched rats” para exterminar uma variedade perigosa para a saúde pública, a Rattas famoensis.
segunda-feira, 29 de março de 2010
2010 – Ano Europeu e Internacional da Biodiversidade
As Ratazanas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário