A diversidade biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todas as formas de vida que habitam o planeta, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Refere-se à riqueza (número) de diferentes seres e à abundância relativa desses mesmos seres. Compreende igualmente os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos.
fotos gentilmente cedidas por Luis Salmonete
As principais ameaças à biodiversidade com a consequente extinção de muitas espécies vegetais e animais são a poluição, a expansão urbana e industrial, o descontrolo no uso dos recursos naturais, e a agricultura intensiva. A desflorestação é outra das causas apontadas. As estimativas dizem que a continuar esta prática, entre 5% a 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.
A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas também pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país. Em Portugal temos entre outros exemplos, a acácia e os lagostins dos rios.
Sem comentários:
Enviar um comentário